domingo, 27 de novembro de 2011

Resumo da aula 19/10/2011


Seminários baseados nas tendências pedagógicas:

Tendência liberal tradicional: a escola trabalha na preparação moral e intelectual dos alunos para, no futuro,, assumir sua posição na sociedade. O conhecimento é o mesmo para todos e é baseado na exposição verbal da matéria e demonstração feita pelo professor. Além das atividades de fixação que são baseadas na repetição de conceitos para a memorização. A relação professor - aluno é totalmente hierárquica e predomina a autoridade do professor na sala de aula.

Tendência progressista renovadora: A escola tem a função de adequar as necessidades individuais do aluno com relação ao meio, o modo de avaliação é qualitativo, a metodologia é baseada em pesquisas e experiencias. Além disso a relação professor-aluno é democrática e positiva.

Tendência tecnista: A escola trabalha o comportamento humano utilizando manuais de ensino para a formação de mão-de-obra especializada para a sociedade. As avaliações são verbais e objetivas, e a relação professor-aluno é estruturada com papéis bem definidos.

Tendência libertária: A escola valoriza a aprendizagem informal, os conteúdos são colocados a disposição do aluno e não são cobradas, a avaliação valoriza a produção do educando. Além disso, o professor e o aluno possuem o mesmo poder de decisão.

Tendência libertadora: É baseada em grupos de discussões para definir temas para estudo, a relação do aluno com o professor é com diálogo e essa educação tem como objetivo de transformar a sociedade. Tem como base a metodologia de Paulo Freire.

Tendência critico - social: Existe uma troca de conhecimentos com relação professor-aluno, além da interação de conteúdos+realidade social. A escola prepara o aluno para o mundo adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário