segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Entrevista Com a Professora de Biologia

Faculdade Frassinetti do Recife
Gabriela Rayara
Disciplina: Didática/ 4º Período Noite
Entrevistada: Lívia Maria

PLANO DE ENSINO
1 – Na elaboração do “Plano de Ensino” (anual), para trabalhar na turma, você acha importante ser elaborar em conjunto com colegas que trabalham a mesma disciplina ou ver que não faz sentido, preferindo fazer sozinho?
R= È muito importante a elaboração de plano de aula anual e quando formulado em conjunto com colegas da área melhor impossível, pois, cada pessoa tem um ponto de vista dos assuntos, tornando assim o plano de aula mais amplo e diversificado, se os “imprevistos” permitissem que ocorresse a elaboração em conjunto, acredito que seria muito bom para todos, principalmente para os alunos

2 – Para definir o Plano de Ensino - você acha importante considerar: os PCNs (delineados pela Secretaria de Educação), perfil da turma e as propostas dos livros didáticos?
R= Com certeza, Os PCNs contêm dados importantes para se aplicados na sala de aula. Toda pesquisa realizada com o objetivo de saber como fazer o aluno render mais deve ser levada em conta, os aspectos sociais e econômicos também.

PLANO DE AULA
1 – Você se preocupa em elaborar o Plano de Aula?
R= Sim, através dele existe a organização da aula com tudo que será trabalhado e dito visando na qualidade da aula também é claro.

2 – Seu “Plano de Aula” é construído semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, semestralmente ou anualmente? Quem participa desta elaboração?
R= Semestralmente. Na escola é discutida a abordagem dos assuntos “obrigatórios” e através dele realizo o meu.

3 – Ao definir o tema e conteúdos de ensino a ser trabalhado com os alunos em sala de aula, o que você considera relevante?
R= Bom tudo é relevante quando o assunto é conhecimento, mas devido ao tempo e tamanha complexidade dos assuntos temos que otimizar tempo com os assunto e a qualidade, atualmente visamos os principais assuntos dos vestibulares.

4 – O que leva em consideração para definir o material didático para sua prática pedagógica? 
R= A forma como aborda os conteúdos, ou seja, sua didática.

5 - Que instrumentos avaliativos, mais comuns, você lança mão para avaliar seus alunos?
R= Exercícios, seminarios, trabalhos e provas.

METODOLOGIA DE ENSINO
1 – Qual(is) o(s) procedimento(s) metodológico(s) você acha mais eficaz a ser aplicados em sala de aula? Isto é, qual a metodologia de ensino que usa mais?
R= Observar, orientar, realização de trabalhos e avaliações, todos os procedimento são validos e cada um atua da sua forma, portanto é sempre bom criar o rodízio de metodologias pra não cair na rotina e o aluno também não se desestimular. Visando o método de ensino sócio-individualizado, que procura equilibrar a ação grupal e o esforço individual, no sentido de promover a adaptação do ensino ao educando e o ajustamento deste ao meio social.

2 – Na sua aula, como seus alunos participam? E, como se dá a interação entre aluno X professor, em sua sala de aula?                                       
R= Eles participam de forma ativa, prestando atenção e perguntando, agora infelizmente não são todos que se comportam desse forma.

3 - Você prefere que os alunos utilizem nos seminários ou trabalhos em sala de aula?
R= Seminários, porque eles vão estudar antes de vir apresentar, pois temem estar no lugar do professor e alguns não querem fazer feio.

ESPECÍFICA
Que mensagem você deixaria para os alunos de licenciatura em biologia, quanto seu papel social?
R= Ser professor é padecer no paraíso, pelo fato como podemos influenciar e colocar coisas boas na cabeça deles e fazer parte da construção do conhecimento dos mesmos, mas sabemos que como toda profissão tem suas dificuldades ate mais que algumas. Devemos sempre acreditar que podemos lutar e crer no mundo melhor através da ferramenta que é a educação e que muitas vezes o papel do professor é mais de um mediador social, informando o aluno e conscientizando do seu papel social.

2 comentários:

  1. Destaco do pensamento da proessora entrevistada que ser professor é desafiante, e proposto para o papel da cidadania. Ótimo!!!!

    ResponderExcluir