terça-feira, 15 de novembro de 2011

Questões da Aula (20/10/2011



1º  No vídeo "Aprender a Aprender" que posturas assumidas pelo educador você acha coerente para uma prática pedagógica na sala de aula ? Justifique sua resposta.

 Resposta: No vídeo o professor cria a situação para que o aluno desperte para o conhecimento através da curiosidade, o aluno tem as ferramentas na mão ele quer que o aluno tente realizar a tarefa sozinho apenas olhando um molde pronto e usando o seu conhecimento para construir um igual. O professor deixa o aluno tentar, percebendo a sua dificuldade o mesmo vai e dar uma dica, apenas um incentivo. È a forma como os professores devem agir não dando logo a resposta, mas fazendo com que os alunos raciocinem e cheguem à resposta sozinhos.

2º Diante do tema "a intencionalidade do ensino", que apontam Veiga e Castanho, no livro "lições de didática" (cap 1 e 2), quanto ao papel do educador?

Resposta: O papel do educador primeiramente é transmitir o conhecimento ao aluno, tendo a percepção para observar e acompanhar o desenvolvimento do mesmo, na perspectiva do conhecimento transmitido ser assimilado. Sabemos que ensinar não é só chegar à sala de aula e ir falando, existe a didática com itens a ser seguidos, visando na qualidade do ensino, tendo uma relação aberta com os alunos de modo que os mesmos se sintam a vontade para perguntar ou comentar algo. Ensinar não visa só a transmissão de conhecimentos do aluno, mas também o lado social a formação do cidadão e sua inclusão na sociedade.

3º Considerando as “Tendências Pedagógicas”, sobre qual tendência você fundamentaria sua prática pedagógica? E, por quê?

Resposta: Liberal e Tradicional, devido a preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade, autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno. A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem considerar as características próprias de cada idade, nas escolas que adotam filosofias humanistas clássicas ou científicas.


4º Qual o valor de conhecer as concepções psicológicas sobre o "conhecimento" para a prática pedagógica?

Resposta: Gabriela: O valor é de extrema importância, tudo que aprendemos iremos levar consigo para toda vida. O professor precisa saber as concepções psicológicas para saber como incluir na pratica pedagógica escolhida para usar, no intuito de é claro de saber como motivar os alunos a querer mais e buscar o conhecimento por ter tido a sua curiosidade aguçada.

2 comentários:

  1. Parabéns por terem registrado o conteúdo de e aulas. E, foi bem resumido.

    No entanto, deixou de contemplar pontos fundamentais, como por exemplo:
    - na 3ª questão, não delimitou o papel do aluno, do professor, do ensino, etc., em cada tendência pedagógica.
    - na 4ª questão - não identificou as correntes psicológicas nem o que caracterizava.

    Estes detalhes são imprescindíveis para o educador.

    ResponderExcluir
  2. Atualize os demais dias até o dia 25, pois estaremos computando para nota.

    ResponderExcluir