domingo, 27 de novembro de 2011

Plano de aula de Biologia

·         Objetivo Geral: Introdução ao Reino Animalia

1ª aula:
Objetivo Especifico: Introdução aos animais e estudo de Porífera e Cnidária

Seqüência didática:
-Introdução ao conteúdo com vídeo: Poriferos e Cnidarios - www.youtube.com/watch?v=ywRFlrwonfw
-Mostrar com slides a Origem e evolução dos animais
-Pesquisar Filo Porifero e Cnidário
-texto para debate
-Trazer para a próxima aula figuras de platelmintos e nematoda
 Material didático:
-Video
-Slide
-Livro-Texto: as esponjas e sua importância médica, ecológica e econômica
Avaliação:
-Participação
-Resenha da aula

2ª aula:
Objetivo especifico: Platyhelmintos e Nematoda
Seqüência didática:
-Mostrar exemplos de Platyhelmintos e Nematoda in vitro e em slide
-Depois solicitar aos alunos que formem quartetos para a utilização de suas figuras em cartolinas (exercício de colagem)
-Passar para casa uma pesquisa sobre “Mollusca e Annelida”
Material didático:
-Slide
-Livro
-Lápis de cor
-Cola
-Cartolina
-Tesoura
Avaliação:
-Participação
-Correção dos cartazes com figuras de Platyhelmintos e Nematoda

3ª aula:
Objetivo especifico: Mollusca e Annelida
Seqüência didática:
-Mostrar exemplos de Mollusca e Annelida em slide
-Depois identificar os alunos que fizeram as pesquisas sobre o assunto, reunir a sala em circulo para discussão da aula e assim ocorrer socialização
Material didático:
-Slide
-Livro
-Material que os alunos trouxeram de casa
Avaliação:
-Debate em sala relatando sobre Mollusca e Annelida
-Socialização

4ª aula:
Objetivo especifico: Arthopoda e Echinodermata
Seqüência didática:
-Introdução ao conteúdo com vídeo: Arthopoda e Echinodermata - www.youtube.com/watch?v=fjoPtOBKviU
-Slide sobre Filo Arthopoda e Echinodermata
-texto para debate
Material didático:
-Video
-Slide
-Livro
-Texto: principais aranhas e escorpiões de interesse médico
-Exercicio do livro
Avaliação:
-Debate ressaltando as principais aranhas e escorpiões de interesse médico
-Exercício do Livro

5ª aula:
Objetivo especifico: Chordata I e II
Seqüência didática:
- Apresentar vídeo sobre Cordados: Biologia- Chordata www.youtube.com/watch?v=SNi6hfLWrQ8
Slide sobre:
-Subfilo Urochordata
-Subfilo Cephalochordata
-Subfilo Vertebrata
-Cyclostomata
-Peixes (cartilaginosos /ósseos)
-Anfíbios
-Répteis
-Aves
-Mamíferos
--Em grupo descrever as características
-Socializar as características dos cordados
Material didático:
-Vídeo
-Slide
-Livro
Avaliação:
-Apresentar as características feitas pelo grupo
-Socialização

Um comentário:

  1. Muito bem.
    Só não anexaram na tabela.
    Que bom que está com uma sequência lógica.
    Quanto houver oportunidade, coloquem em prática este planejamento, depois, avaliem o que deu certo e o que não deu certo.

    ResponderExcluir