quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CAPÍTULO 05 - O Processo de Ensino e o Estudo Ativo



Percebe-se a relação entre o processo de ensino e o estudo ativo, portanto o capítulo descreve como o professor pode comandar, estimular e orientar as condições internas e externas do ensino.

O estudo ativo e o ensino

É necessário ter presente que os conteúdos representam o elemento em torno do qual se realiza a atividade de estudo. O estudo ativo é por conseqüência uma postura do aluno e do professor frente ao conteúdo, pois as atividades deste estudo ativo se baseiam nas atividades do aluno de observação e compreensão de fatos ligados a matéria, da atenção na explicação do professor, favorecendo o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas do aluno. Não existe ensino ativo sem o trabalho docente.

A atividade de estudo e o desenvolvimento intelectual

Libâneo, declara algo muito importante e já dito em outros momentos humanos "O objetivo da escola e do professor é formar pessoas inteligentes..." e capazes de tomar decisões corretas e participar ativamente na sociedade, opinado e brigando por seus direitos.

O professor deve fazer com que aluno compreenda o assunto em questão, dando a possibilidade do alunado pensar de forma independente e criativa sobre ela. Levantando dificuldades do trabalho docente para estimular a curiosidade ao conhecimento, assunto já discutido anteriormente, relacionando os capítulos de forma que aluno avance com esses conceitos formados e evolua. Não agindo de forma ativa e inovadora ocorre que o professor usa um estilo convencional de aula, igual para todas as matérias, com falta de entusiasmo e sem adequação com o mundo prático e real do aluno.

As dificuldades podem ser superadas com um domínio maior do conteúdo por parte do professor, elegendo mais de um livro de referência, estar atualizado com as notícias, conhecer melhor as características dos seus alunos, dominar técnicas, didáticas e metodologias. Cada tarefa didática será uma tarefa de pensamento para o aluno.

Obs: Tomaremos a liberdade de opinar

Para Nós, Libâneo chega a ser romântico, porque tudo isso é muito bonito e aparentemente fácil na prática, mas sabemos que atualmente existem muitas escolas que as dificuldades aparecem nos recursos básicos para uma aula como cadeiras, ventiladores, pilotos etc. Não podemos desistir, mas sempre tentar chegar o mais perto desses conceitos a ser utilizados na sala de aula.

Algumas formas de estudo ativo

O estudo ativo envolve inúmeros procedimentos para despertar no aluno hábitos, habilidades de caráter permanente. Para isto temos várias tarefas e exercícios específicos para este fim, listados aqui como pelo autor:
  1. Exercícios de reprodução - testes rápidos para verificar assimilação e domínio de habilidades.
  2. Tarefa de preparação para o estudo - Diálogo estabelecido entre o professor/aluno, aluno/aluno e observa e revisão de matérias anteriores.
  3. Tarefas de fases de assimilação de matérias - Atividades que favoreçam o confronto entre os conhecimentos sistematizados e a realidade dos alunos.
  4. Tarefas na fase de consolidação e aplicação – compõem-se de exercícios e revisão de fixação.
Fatores que influenciam no estudo ativo

Há vários fatores que influenciam no exercício de estudar e aprender, entre estes fatores destacam-se alguns que influenciam no estudo ativo.

1. O incentivo ao estudo - conjunto de estímulos que estimulam no aluno sua motivação para aprender.
2. As condições de aprendizagem - para oferecermos condições mínimas de aprendizagem, temos que conhecer muito bem as condições sócio-culturais dos alunos.
3. A influência do professor e do ambiente escolar - certamente o professor e o meio exercem uma influencia muito forte no aluno.

Libâneo não se cansa em reiterar a necessidade de uma sólida assimilação do conhecimento para ocorrer uma sólida aprendizagem.

Um comentário:

  1. Ótimo, foi bom terem contemplado a forma de estudo ativo, e os fatores que influenciam o estudo.
    Será que nossa disciplina contempla esta abordagem?
    E em que deveria melhorar?

    ResponderExcluir