A didática como atividade pedagógica escolar
A pedagogia investiga a natureza e a finalidade da educação como processo social, a didática coloca-se para assegurar o fazer pedagógico na escola, na sua dimensão político, social e técnica, afirmando daí o caráter essencialmente pedagógico desta disciplina, já discutido anteriormente esses conceitos.
A didática faz mediação escolar entre objetivos e conteúdos do ensino, levando em consideração também alguns termos fundamentais nesta estruturação escolar, como: a instrução como processo e o resultado da assimilação sólida de conhecimentos, preocupando-se em não ser só um transmissor de conhecimento; o currículo como expressão dos conteúdos de instrução; e a metodologia como conjunto dos procedimentos de investigação quanto a fundamentos e validade das diferentes ciências, sendo as técnicas recursos ou meios de ensino seus complementos.
Os temas fundamentais da didática são:
Os objetivos sócio-pedagógicos, conteúdos escolares, princípios didáticos, métodos de ensino aprendizagem, as formas organizadas do ensino, aplicação de técnicas e recursos, controle e avaliação da aprendizagem, objetivo de estudo: o processo de ensino
O objetivo do estudo da didática é o processo de ensino.
Libâneo defini o processo de ensino como uma seqüência de atividades do professor e dos alunos tendo em vista a assimilação de conhecimentos e habilidades, destacando a importância da natureza do trabalho docente como a mediação da relação cognoscitiva entre o aluno e as matérias de ensino. Coloca que ensinar e aprender são duas facetas do mesmo processo, que se realiza em torno das matérias de ensino sob a direção do professor.
Os componentes do processo didático
Sendo influenciado por condições internas e externas, o ensino, por mais simples que pareça, envolve uma atividade complexa. Conhecer estas condições é fator fundamental para o trabalho docente. A situação didática em sala de aula esta sujeita também a determinantes econômico-sociais e sócio–culturais, afetando assim a ação didática diretamente. Assim sendo, o processo didático está centrado na relação entre ensino e aprendizagem.
Elementos constitutivos da Didática:
Conteúdos das matérias, ação de ensinar; ação de aprender.
Quanto ao desenvolvimento histórico da Didática e tendências pedagógicas
Libâneo afirma que a didática e sua história estão ligadas ao aparecimento do ensino. Entretanto, a didática aparece em obra em meados do século XVII, com João Amos Comenio, ao escrever a primeira obra sobre a didática "A didática Magna", o homem deve ser educado de acordo com o seu desenvolvimento natural, isto é, de acordo com suas características de idade e capacidade. A assimilação dos conhecimentos não se da de forma imediata. O ensino deve seguir o curso da natureza infantil, por isto as coisas devem ser ensinadas uma de cada vez.
Jean Jacques Rousseau (1712-1778) propôs uma nova concepção de ensino, baseado nas necessidades e interesses imediatos da criança. Porém, este autor não colocou suas idéias em prática, cabendo mais adiante a outro pesquisador faze-lo, Henrique Pestalozzi (1746-1827), que trabalhava com a educação de crianças pobres. Estes três teóricos influenciaram muito Johann Friedrich Herbart (1776-1841), que tornou a verdadeira inspiração para pedagogia conservadora, determinando que o fim da educação é a moralidade atingida através da instrução de ensino.
Em relação às tendências pedagógicas no Brasil e a Didática
Libâneo expõe que nos últimos anos, no Brasil, vêm sendo realizados muitos estudos sobre a história da didática no nosso país e suas lutas, classificando as tendências pedagógicas em duas grandes correntes: as de cunho liberal e as de cunho progressivista. Estas duas correntes têm grandes diferenças entre si. A tradicional vê a didática como uma disciplina normativa, com regras e procedimentos padrões, centrando a atividade de ensinar no professor e usando a palavra (transmissão oral) como principal recurso pedagógico.
A didática de cunho progressivista é entendida como direção da aprendizagem, o aluno é o sujeito deste processo e o professor deve oferecer condições propícias para estimular o interesse dos alunos por esta razão os adeptos desta tendência dizem que o professor não ensina; antes, ajuda o aluno a aprender.
A Didática e as tarefas do professor
O modo de fazer docente determina a linha e a qualidade do ensino, traça-se aqui, pelo autor, os principais objetivos da atuação docente: Assegurar ao aluno domínio duradouro e seguro dos conhecimentos, criar condições para o desenvolvimento de capacidades e habilidades visando a autonomia na aprendizagem e independência de pensamento dos alunos, orientar as tarefas do ensino para a formação da personalidade.
O autor levanta os principais pontos do planejamento escolar:
Compressão da relação entre educação escolar e objetivo sócio-político, domínio do conteúdo e sua relação com a vida prática, capacidade de dividir a matéria em módulos ou unidades, conhecer as características sócio-culturais e individuais dos alunos, domínio de métodos de ensino, conhecimento dos programas oficiais, manter-se bem informado sobre livros e artigos ligados a sua disciplina, além dos fatos relevantes.
A direção do ensino e aprendizagem requer outros procedimentos do professor, tais como:
Conhecimento das funções didáticas, compatibilizar princípios gerais com conteúdos e métodos da disciplina, domínio dos métodos e de recursos tauxiares, habilidade de expressar idéias com clareza, tornar os conteúdos reais, saber formular perguntas e problemas, conhecimento das habilidades reais dos alunos, oferecer métodos que valorizem o trabalho intelectual independente, ter uma linha de conduta de relacionamento com os alunos e estimular o interesse pelo estudo.
Para a avaliação os procedimentos são outros por parte do professor:
Verificação continua dos objetivos alcançados e do rendimento nas atividades, dominar os meios de avaliação diagnóstica e conhecer os tipos de provas e de avaliação qualitativa. Estes requisitos são necessários para o professor poder exercer sua função docente frente aos alunos e institutos em que trabalha. Por isto, o professor, no ato profissional, deve exercitar o pensamento para descobrir constantemente as relações sociais reais que envolvem sua disciplina e a sua inserção nesta sociedade globalizada, desconfiando do normal e olhando sempre por traz das aparências, seja do livro didático ou mesmo de ações pré-estabelecidas.
Gabriela, Mônica e Ana Carolina,
ResponderExcluirMuito bem detalhada a síntese do livro de Libâneo, destacando o que tem contemplado em cada tópico.
Foi muito bom terem ressaltado o nome do auto, o que revela fidelidade ao mesmo.
Parabéns por ressaltarem a história da didática e as tendências no Brasil.
E, não deixaram de ressaltar a avaliação pontos que não enfatizamos, por abordaremos mais na frente, todavia já apresentaram de forma coerente, isto é direcionada a diagnosticar os objetivos de ensino.
Parabéns!!!
Gabriela, Mônica e Ana Carolina, conheçam os blogs dos colegas.
ResponderExcluirENDEREÇO DOS BLOGS - GRUPOS
1. http://www.luzesdadidatica.blogspot.com/ - Neydjane Oliverira e Carliane Almeida
2. http://www.resumodidatica.blogspot.com - Camila Berengyer, Gil Lacerda, Erica Priscila, Mariana Priscila
3. http://biodidatica.blogspot.com/- Gabriela, Mônica e Ana Carolina
4. http://didatica-biologia.blogspot.com/ -Silvana Simone, Janína Bezerra, Josilene da Silva
5. http://aprendizagemdopensar.blogspot.com/ - Ana Lucia e Camila Silva
6. http://bloggandopelavida.blogspot.com - David Luan, Caio Lucena, André da Paz
7. http://www.profdidaticados.blogspot.com - Bruno Luis, Thamirys Suellen, Francisco Pereira
8. http://www.turmadopaje.blogspot.com/-Ewerton Silva, Camila Albuquerque, Larissa Graziell
9. http://www.oensinodavida.blogspot.com/- Silvania Moreno, Juliana Vasconcelos e Karol
E, não se esqueçam de atualizar o blog.
ResponderExcluirVejam no blog da turma os itens que devem conter seu blog.
Blog da Turma - http://fafirebiologiadidatica20112.blogspot.com/
RECURSOS DIDÁTICOS -
ResponderExcluirDinâmicas online – Disponível em: http://www.formador.com.br/ Acesso em: Setembro de 2011.
Blog dos poetas – Disponível em: http://blogdospoetas.com.br/ Acesso em: Setembro de 2011.
Arteirinhos – Arte na Educação – Disponível em: http://arteirinhos.blogspot.com/ Acesso em: Setembro de 2011.
Caldeirão de ideias – Disponível em: http://nteitaperuna.blogspot.com/ Acesso em: Setembro de 2011.
Educatube – Disponível em: Acesso em: http://educa-tube.blogspot.com// Setembro de 2011.
70 anos de cinema – Disponível em: http://www.65anosdecinema.pro.br/paginaPrincipal.jsf Acesso em: Setembro de 2011.
Guia de uso de imagens – Disponível em: Acesso em: http://blosque.com/31-sites-onde-achar-imagens-para-o-seu-blog-guia-de-uso-de-imagens/ Setembro de 2011.
Porta-curtas Petrobras – Disponível em: Acesso em: http://www.portacurtas.com.br/index.asp Setembro de 2011.
Para baixar música – Disponível em: http://addsite.wordpress.com/2008/10/05/35/ Acesso em: Setembro de 2011.
100 músicas × 100 anos – Disponível em: http://www.planetarei.com.br/100anos/index.htm Acesso em: Setembro de 2011.
Artes plásticas – Disponível em: http://www.artknowledgenews.com/ Acesso em: Setembro de 2011.
Domínio Público – Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp;jsessionid=B4A5919DD4E04B2FD29D5A0C1FDDE6F9 Acesso em: Setembro de 2011.
Biblioteca Digital Mundial – Disponível em: http://www.wdl.org/pt/ Acesso em: Setembro de 2011.
Planeta Tic – Disponível em: http://www.planeta.sitedaescola.com/ Acesso em: Setembro de 2011.
Jogo dramático – Disponível em: http://jogodramatico.blogspot.com/ Acesso em: Setembro de 2011.
Saudações colegas, pesso a vossa ajuda com esta questão: "Etimologicamente, a didactica é a teoria da instrução. Tendo em conta o conceito actual da didactica, argumente a afirmação." Agradecia a vossa resposta o mais rapido possivel, favor!
ExcluirSaudações colegas, pesso a vossa ajuda com esta questão: "Etimologicamente, a didactica é a teoria da instrução. Tendo em conta o conceito actual da didactica, argumente a afirmação." Agradecia a vossa resposta o mais rapido possivel, favor!
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