quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Prática educativa, Pedagogia e Didática

     "Dentro deste capitulo Libanêo, relata a importância da didática dentro da pratica educativa e na pedagogia, o qual afirma ser a linha principal de estudo na formação humana e convívio em sociedade".

Prática educativa e sociedade

Durante o processo educativo é o professor que liga o conhecimento ao aluno fazendo essa ponte, papel importantíssimo para formação dos humanos e para os padrões pré-estabelecidos pela sociedade, a qual devemos comportarmos dentro do esperado e previsto pelas normas da sociedade.

O autor coloca a educação como um evento social universal, determinando a formação do ser como; caráter existencial e essencial. Descreve os tipos de educação que podem ser aplicadas nas instituições a não intencional, influenciada pelo contexto social e do meio ambiente, ou seja, o ensino baseia-se na classe social. A intencional ela segue uma linha de raciocínio com objetivos, metodologias a serem aplicadas. A educação também se apresenta no contexto de não-formal, deixando-se de lado o regimento a ser seguido, os métodos educacionais convencionais e a formal, é a que se estabelecem nas escolas, universidades e agências de instrução e educação.   

Libâneo continua neste capitulo demonstrando o papel da educação no contexto social da educação e como a sociedade determina o que deve ser passado para o aluno visando dentro dos assuntos de política, ideologia e muitos outros. Sabemos que vivemos em conjunto, em populações, desde inicio da nossa espécie, vivemos em grupo e relacionamos por sempre precisarmos trabalhar em grupo nas realizações de tarefas.

Portanto o autor porta-se para afirmar que a escola é o campo especifico de atuação política do professor, politizando ainda mais o ambiente escolar

Educação, instrução e ensino

A palavra educação apresenta um conceito amplo, e como já foi dito acima a mesma tem o papel na formação de personalidade social, influenciando nas relações inter-pessoais caracterizando-se como uma instituição social.

Sabemos que a instrução esta ligada diretamente a educação e que não podemos instruir sem educar ou o inverso, pois é a partir da educação que ocorre a instrução contida nas informações sobre conceitos e conhecimento, formando a mensagem a ser passada e construindo a educação do alunado.

Educação escolar, Pedagogia e Didática

A educação escolar, pedagogia e didática são três conceitos interligados de tal forma que não se pode falar de um sem citar os outros. A educação escolar é um sistema de ensino com objetivos intencionais a serem alcançados, com alto grau de complexidade e organização, onde é levado em conta a importância da democratização dos conhecimentos.

Libaneo deixa bem explicito que a prática educativa é a principal forma de determinar as ações da escola e seu compromisso social com a instrução e formação do alunado. Afirmando que a pedagogia investiga estas finalidades da educação na sociedade e a sua inserção. A Didática como já foi citado acima, é o principal ramo de estudo da pedagogia, para podermos estudar melhor os modos e condições de realizarmos o ensino. O mesmo relata a importância de outros segmento e linhas de raciocínios e ciências como; a sociologia da educação, psicologia da educação nestes processos.

A Didática e a formação profissional do professor

Seguindo o contexto do autor podemos ter duas dimensões da formação profissional do professor dentro da didática para o trabalho em sala de aula. A primeira destas dimensões é a teórico-científica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia. A segunda é a técnico–prática, que representa o trabalho docente incluindo a didática, metodologias, pesquisa e outras práticas do trabalho do professor. Libâneo vem definir a didática como a mediação entre as dimensões teórico-científica e a prática docente.

Um comentário:

  1. Que ótimo que consideraram as dimensões do trabalho do educador: a dimensão "teórico-científica" que considera os conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia. E o conhecimento "técnico–prática" que contempla a "didática, metodologias, pesquisa".
    Valeu!!!

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