sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CAPÍTULO 02 - Didática e Democratização do Ensino

                                

No segundo capitulo, Libâneo da seguimento ao conteúdo do capitulo anterior, quanto a democratização do ensino e a importância em oferecer o mesmo com qualidade e a todos, seguindo a frase bem conhecida por nós “Escola para todos”. Continua seguindo a linha de raciocínio que o papel principal da escola é incluir o aluno dentro dos padrões de uma participação ativa na vida social, conhecendo os seus direitos e deveres e assim podendo lutar por eles. Nesto capitulo os assuntos abordados são qualidade de ensino do povo, os motivos que causam o fracasso escolar e a ética profissional.

A Escolarização e as Lutas Democráticas

            Sabemos que sem escolarização na existe conscientização da população quanto a certos assuntos, a mesma oferece a possibilidade das pessoas terem seus pensamentos formados, personalidade, sabendo lutar pelo o que é seu por direito. Libâneo, (1994, 35) cita Guiomar Namo de Mello: "A escolarização básica constitui instrumento indispensável à construção da sociedade democrática", como já dito acima. O autor relata os índices de escolarização no Brasil e a evasão na escola, como principais problemas na formação intelectual do seres, problemas estes que vem de uma falta de política publica competente que não consegue obter igualdade nas oportunidades em educação para todos, motivos esses causadores da evasão escolar e de um grande numero de analfabetos.

            E o que fazer para mudar esses resultados? Como proceder? Para Libâneo a mudança de atitude da sociedade depende da transformação escolar, ou seja, a escola é o principal meio de implantação de conhecimento intelectual, possuindo o mesmo, serão capazes de lutar por qualidade de ensino e outras questões que não nos favorecem.

O Fracasso escolar precisa ser derrotado

            Neste item do capitulo, Libaneo foi afundo quanto aos problemas do fracasso escolar e quais as principais causas do mesmo. Ele faz comparações com quantas crianças entram no ensino fundamental e quantas saem, fundamentando-se primeiro com números, a qual a escola não consegue manter seus alunos estudando.

            São muitos motivos demonstrado por ele que vem causando o fracasso escolar, problemas estes como: metodologia e didática aplicada aos alunos e cita como principal motivo da evasão a falta de organização escolar, que é feita levando em conta um tipo de criança, como se todas se comportassem da mesma forma ou tivessem o aprendizado no mesmo nível, o que sabemos que não é verdade, então devemos levar em consideração o ambiente social e o nível de escolarização dessas crianças para não elevar muito o nível de aprendizagem e nem de menos.

            Outros problemas também são levados em conta para o fracasso escolar, como dificuldades emocionais, pais que não acompanham o rendimento do aluno na escola e nem se interessa, imaturidade dos alunos e muitos outros de fundo psicológico.
Libaneo cita David Ausubel que afirma que o fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já conhece, complementa dizendo que o professor deve descobri-lo e basear-se nisto em seus ensinamentos.

As tarefas da escola pública democrática

            È sabido por todos nós da importância do primeiro grau para a formação do individuo, delas serão geradas habilidades, atitudes e capacidades para ingressar na sociedade podendo estudar e dar sempre continuidade no aprendizado, pois todos os dias estamos aprendendo, não so na escola como instituição, mas na “escola da vida” também.

            Libâneo relata as obrigações das escolas publicas como a gratuidade do ensino nos primeiros oito anos (atualmente são nove), e que a escola tem que estar adentro quanto a assimilação, transmissão do assunto, como estar se dando esse desenvolvimento, preocupando-se em assegurar a qualidade do ensino. E oferecer um processo democrático de gestão escolar com a participação de todos os elementos envolvidos com a vida escolar.


O compromisso social e ético dos professores

O professor tem o compromisso primeiramente em formar cidadãos que conheçam os seus direitos e deveres podendo atuar na sociedade, no ambiente familiar, no trabalho e na vida política também, saber em quem votar, escolher bem para quem vai nos representar e lutar quantos aos nossos direitos como cidadãos. Libâneo afirma que, como toda a profissão, o magistério é um ato político porque se realiza no contexto das relações sociais.

2 comentários:

  1. Só um detalhe, hoje não se limita a 8 anos, e sim em 9 anos de gratuidade da escola pública.

    Deixo uma questão para pensar:
    Como vê a educação hoje nas escolas, será que tem atingido seu objetivo?

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    1. Bom, vejo a educação e forma precária, onde o aluno que se esforça consegue uma atenção especial do professor por se destacar, sendo que a mesma deveria ser aplicada diariamente por fazer parte da ética profissional.Na minha opinião, não atingiu o seu objetivo e nunca atingirá, enquanto não houver mudanças positivas dentro do ensino, tornando-o igualitário, será impossível tornar o cidadão democrático.O interesse do governo é deixar o povo ignorante, para que continuem acreditando em falsas promessas, e assim manter a vergonha que se instalou em nosso país.

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