segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Plano de Aula de Ensino

                           

Instituição: Manoel Borba
Ano: 2011
Horário: 180 minutos
Turma: 7ª e 8ª serie

Objetivos:
Educação Ambiental
1.      Levar o aluno a compreender a importância da reciclagem do óleo para o meio ambiente e para a sociedade;

Objetivos específicos: 


       Descrever os avanços com os alunos na concientização da importancia da reciclagem do óleo

Conteúdo:
Danos causados pelo óleo no meio ambiente?
Prevenir a degradação do meio ambiente;
Reciclagem do óleo.

Segundo Libaneo(1994), os professores são parte integrante do processo educativo, sendo importantes para a formação das gerações e para os padrões de sociedade que buscamos, nesse contexto almejamos que os alunos aprendam e assimilem o conteúdo dado e levem consigo a lição do conhecimento adquirido

Portanto o papel social da educação e como seus conteúdos objetivos são determinados pela sociedade, política e ideologia predominantes, são partes integrantes da educação.

Referencias bibliográficas:


- SANTOS, Catiane Quele Ferreira dos. A percepção sobre a produção de resíduos sólidos no ambiente escolar dos alunos do ensino fundamental II da escola Estadual Pastor José Florêncio Rodrigues no Município do Cabo de Santo Agostinho-Pe. Recife, 2008 1 CD-ROM Monografia de Pós-Graduação (Especialização em Educação Ambiental) - Faculdade Frassinetti do Recife. Fafire, 2008
 

FARIAS, Carla Christiane Rodrigues de. O cenário atual e sugestões para o problema dos resíduos sólidos urbanos. 2007. 76 f. Monografia (Especialização em Educação Ambiental ) - Faculdade Frassinetti do Recife. Recife, 2007. 
 
 

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CAPÍTULO 02 - Didática e Democratização do Ensino

                                

No segundo capitulo, Libâneo da seguimento ao conteúdo do capitulo anterior, quanto a democratização do ensino e a importância em oferecer o mesmo com qualidade e a todos, seguindo a frase bem conhecida por nós “Escola para todos”. Continua seguindo a linha de raciocínio que o papel principal da escola é incluir o aluno dentro dos padrões de uma participação ativa na vida social, conhecendo os seus direitos e deveres e assim podendo lutar por eles. Nesto capitulo os assuntos abordados são qualidade de ensino do povo, os motivos que causam o fracasso escolar e a ética profissional.

A Escolarização e as Lutas Democráticas

            Sabemos que sem escolarização na existe conscientização da população quanto a certos assuntos, a mesma oferece a possibilidade das pessoas terem seus pensamentos formados, personalidade, sabendo lutar pelo o que é seu por direito. Libâneo, (1994, 35) cita Guiomar Namo de Mello: "A escolarização básica constitui instrumento indispensável à construção da sociedade democrática", como já dito acima. O autor relata os índices de escolarização no Brasil e a evasão na escola, como principais problemas na formação intelectual do seres, problemas estes que vem de uma falta de política publica competente que não consegue obter igualdade nas oportunidades em educação para todos, motivos esses causadores da evasão escolar e de um grande numero de analfabetos.

            E o que fazer para mudar esses resultados? Como proceder? Para Libâneo a mudança de atitude da sociedade depende da transformação escolar, ou seja, a escola é o principal meio de implantação de conhecimento intelectual, possuindo o mesmo, serão capazes de lutar por qualidade de ensino e outras questões que não nos favorecem.

O Fracasso escolar precisa ser derrotado

            Neste item do capitulo, Libaneo foi afundo quanto aos problemas do fracasso escolar e quais as principais causas do mesmo. Ele faz comparações com quantas crianças entram no ensino fundamental e quantas saem, fundamentando-se primeiro com números, a qual a escola não consegue manter seus alunos estudando.

            São muitos motivos demonstrado por ele que vem causando o fracasso escolar, problemas estes como: metodologia e didática aplicada aos alunos e cita como principal motivo da evasão a falta de organização escolar, que é feita levando em conta um tipo de criança, como se todas se comportassem da mesma forma ou tivessem o aprendizado no mesmo nível, o que sabemos que não é verdade, então devemos levar em consideração o ambiente social e o nível de escolarização dessas crianças para não elevar muito o nível de aprendizagem e nem de menos.

            Outros problemas também são levados em conta para o fracasso escolar, como dificuldades emocionais, pais que não acompanham o rendimento do aluno na escola e nem se interessa, imaturidade dos alunos e muitos outros de fundo psicológico.
Libaneo cita David Ausubel que afirma que o fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já conhece, complementa dizendo que o professor deve descobri-lo e basear-se nisto em seus ensinamentos.

As tarefas da escola pública democrática

            È sabido por todos nós da importância do primeiro grau para a formação do individuo, delas serão geradas habilidades, atitudes e capacidades para ingressar na sociedade podendo estudar e dar sempre continuidade no aprendizado, pois todos os dias estamos aprendendo, não so na escola como instituição, mas na “escola da vida” também.

            Libâneo relata as obrigações das escolas publicas como a gratuidade do ensino nos primeiros oito anos (atualmente são nove), e que a escola tem que estar adentro quanto a assimilação, transmissão do assunto, como estar se dando esse desenvolvimento, preocupando-se em assegurar a qualidade do ensino. E oferecer um processo democrático de gestão escolar com a participação de todos os elementos envolvidos com a vida escolar.


O compromisso social e ético dos professores

O professor tem o compromisso primeiramente em formar cidadãos que conheçam os seus direitos e deveres podendo atuar na sociedade, no ambiente familiar, no trabalho e na vida política também, saber em quem votar, escolher bem para quem vai nos representar e lutar quantos aos nossos direitos como cidadãos. Libâneo afirma que, como toda a profissão, o magistério é um ato político porque se realiza no contexto das relações sociais.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Prática educativa, Pedagogia e Didática

     "Dentro deste capitulo Libanêo, relata a importância da didática dentro da pratica educativa e na pedagogia, o qual afirma ser a linha principal de estudo na formação humana e convívio em sociedade".

Prática educativa e sociedade

Durante o processo educativo é o professor que liga o conhecimento ao aluno fazendo essa ponte, papel importantíssimo para formação dos humanos e para os padrões pré-estabelecidos pela sociedade, a qual devemos comportarmos dentro do esperado e previsto pelas normas da sociedade.

O autor coloca a educação como um evento social universal, determinando a formação do ser como; caráter existencial e essencial. Descreve os tipos de educação que podem ser aplicadas nas instituições a não intencional, influenciada pelo contexto social e do meio ambiente, ou seja, o ensino baseia-se na classe social. A intencional ela segue uma linha de raciocínio com objetivos, metodologias a serem aplicadas. A educação também se apresenta no contexto de não-formal, deixando-se de lado o regimento a ser seguido, os métodos educacionais convencionais e a formal, é a que se estabelecem nas escolas, universidades e agências de instrução e educação.   

Libâneo continua neste capitulo demonstrando o papel da educação no contexto social da educação e como a sociedade determina o que deve ser passado para o aluno visando dentro dos assuntos de política, ideologia e muitos outros. Sabemos que vivemos em conjunto, em populações, desde inicio da nossa espécie, vivemos em grupo e relacionamos por sempre precisarmos trabalhar em grupo nas realizações de tarefas.

Portanto o autor porta-se para afirmar que a escola é o campo especifico de atuação política do professor, politizando ainda mais o ambiente escolar

Educação, instrução e ensino

A palavra educação apresenta um conceito amplo, e como já foi dito acima a mesma tem o papel na formação de personalidade social, influenciando nas relações inter-pessoais caracterizando-se como uma instituição social.

Sabemos que a instrução esta ligada diretamente a educação e que não podemos instruir sem educar ou o inverso, pois é a partir da educação que ocorre a instrução contida nas informações sobre conceitos e conhecimento, formando a mensagem a ser passada e construindo a educação do alunado.

Educação escolar, Pedagogia e Didática

A educação escolar, pedagogia e didática são três conceitos interligados de tal forma que não se pode falar de um sem citar os outros. A educação escolar é um sistema de ensino com objetivos intencionais a serem alcançados, com alto grau de complexidade e organização, onde é levado em conta a importância da democratização dos conhecimentos.

Libaneo deixa bem explicito que a prática educativa é a principal forma de determinar as ações da escola e seu compromisso social com a instrução e formação do alunado. Afirmando que a pedagogia investiga estas finalidades da educação na sociedade e a sua inserção. A Didática como já foi citado acima, é o principal ramo de estudo da pedagogia, para podermos estudar melhor os modos e condições de realizarmos o ensino. O mesmo relata a importância de outros segmento e linhas de raciocínios e ciências como; a sociologia da educação, psicologia da educação nestes processos.

A Didática e a formação profissional do professor

Seguindo o contexto do autor podemos ter duas dimensões da formação profissional do professor dentro da didática para o trabalho em sala de aula. A primeira destas dimensões é a teórico-científica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia. A segunda é a técnico–prática, que representa o trabalho docente incluindo a didática, metodologias, pesquisa e outras práticas do trabalho do professor. Libâneo vem definir a didática como a mediação entre as dimensões teórico-científica e a prática docente.

Por que um Blog???

      É engraçado como da noite para o dia surge centenas de blogs, contas no orkut, twetter, facebooks, as pessoas começaram a ficar muito dependentes da internet, principalmente para "socializar" com outras pessoas e "compartilhar" conhecimentos e idéias com outras pessoas. Por isso, acho interessante a idéia de trazer esse mundo virtual para sala de aula, isso faz com que o professor consiga alimentar o interesse do aluno fazendo com que haja trabalho de equipe, discussões, debates, elaborações de projetos. É bem mais agradavel estudar com divertimento do que o antigo padrão de ensino do "quadro negro" e do "sim senhor professor", construir opiniões de forma divertida e também construir uma "ponte de ligação" professor/aluno torna-se uma ferramenta de grande potencial para reinventar o papel pedagógico com a ajuda dessa ferramenta importante que é o blog.